Comitê Acadêmico


Vidal Melo

Vidal Augusto Zapparoli Castro Melo – USP

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Engenheiro de Produção Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Durante a carreira, atuou em grandes projetos tecnológicos, como no desenvolvimento do Cupom Fiscal Eletrônico para o Governo do Estado de São Paulo, na integração do Sistema de Informações Geográficas do Município de São Paulo com ferramentas de mobilidade para campo e na especificação de tecnologias para automação portuária na Petrobras e no Canal Azul para Exportação de Proteína Animal. Atua como pesquisador do GAESI – POLI – USP, desenvolvendo trabalhos nas suas áreas de especialização, com contribuição acadêmica internacional. E-mail: vidal_melo@pea.usp.br

Elcio BritoElcio Brito – SPIUSP

Sócio-diretor na Spi Integração de Sist. Ltda, Conselheiro do CONIC (Conselho Superior de Inovação e Competitividade) da FIESP. Pesquisador no HC-FMUSP, Pós-doutorando na Poli/USP.
Formação: Doutor em engenharia elétrica pela Poli/USP; Mestre em engenharia mecânica pela FEI; Master Systèmes d’Information et d’Organisation pela Universidade Pierre Mendès. Bacharel em administração pela FAAP.

E-mail: elcio@integradora.com.br

marcos barbosaMarcos Barbosa – SPIUSP

Marcos Barbosa é graduado em engenharia elétrica pela Universidade São Judas Tadeu, fez MBA em gestão empresarial pela FGV. Há 25 anos atua na área de automação industrial tendo vastos conhecimentos em redes industriais, motion control, robótica e controle de processos. Iniciou sua carreira na Metal Leve S/A em 1988. Em 1996 foi gerente de engenharia da Ladder Automação Industrial. Desde 2001 trabalha na SPI Integração de Sistemas onde atualmente é diretor executivo e membro do conselho de acionistas da mesma.

Luca Gabrielli

Luca Gabrielli – YasnitechUSP

Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade de Pisa. Possui mestrado em Engenharia da Informática na Universidade de Pisa (pesquisa efetuada no DLR). MBA em Administração de Empresas na Babson College (USA). Luca tem mais de 20 anos de experiência em consultoria empresarial, desenvolvimento de software, gestão e implementação de projetos de grande porte. Luca iniciou a sua carreira profissional na Andersen Consulting na área de implementação de SAP para a indústria petrolífera, continuou na IBM na parte da consultoria GBS focada em SAP para as indústrias de Varejo, Saúde e Governo. Na IBM, Luca foi responsável da criação do modelo de venda consultiva de SWG (Software Group), criando a primeira unidade (industry solution sales team) nos EUA, depois na Europa e finalmente na América Latina, onde foi diretor de venda de Soluções para a Indústria (Smarter Planet). Luca foi responsável do time de fusões e aquisições da IBM para identificação e aquisição de empresas de software e serviços na área de smarter planet. Em 2013 saiu da IBM para criar e gerenciar a start-up 9i em parceria com o Grupo Dux (Compsis/Bertin) para finalmente, em Abril 2015, criar a própria empresa “YasNiTech”. YasNiTech, parceira da IBM, Tracelink e COMPSIS é uma empresa focada no desenvolvimento de produtos de SW (usando algoritmos cognitivos e inteligência artificial) para prevenção e combate a fraude e casos de usos de indústria 4.0.

Patricia Véras Marrone – Websetorial

É sócia diretora e fundadora da Websetorial Consultoria Econômica, com experiência de 20 anos na coordenação de departamentos de economia de diversas entidades de classe patronais, onde atua no levantamento de informações e análises de economia industrial. Hoje atende os seguintes setores: no de produtos para a saúde: ABIIS, ABIMED, ABRAIDI, CBDL; no setor de alimentos: ABIAD; na indústria metalúrgica: ABFA; e na indústria de pneus: ANIP. Entre os estudos de proposições de políticas industriais para as entidades, coordenou em 2015, para a ABIIS- Aliança Brasileira da Indústria inovadora em Saúde o estudo: “SAÚDE 4.0 – PROPOSTAS PARA IMPULSIONAR O CICLO DAS INOVAÇÕES EM DISPOSITIVOS MÉDICOS NO BRASIL” em 2015 dando início ao debate sobre Saúde 4.0 no país e em 2016 – O Livro Branco da Indústria de Pneus. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo. É doutoranda e colaboradora na equipe no GAESI – Grupo de Gestão em Automação e Gestão de Tecnologia da Informação (GAESI), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

 

Alfredo Botelho Ferraz Filho – AlfredoUSP

Doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford e Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP com mais de 30 anos de experiência no desenho e implementação de grandes projetos com impacto estratégico para otimização de processos de negócios e de transporte.  Atualmente tem atuado no segmento agroindústria com foco nas cadeias de valor, preparando avaliações e projetos para substanciais aumentos de produtividade. E-mail: abferraz@gaesi.eng.br

 

 

 

Sergio DAvilaSérgio D’Ávila – GAESI-USP, Insights4

Sérgio D’Ávila é formado em Engenharia Mecânica pela UF do Espírito Santo, é Mestre em Engenharia de Produção pela PUC-Rio e possui MBA em Marketing e Estratégia Organizacional pela McGill University – Canadá. Atualmente é doutorando na USP/GAESI. Trabalhou em empresas de varejo e consumo, como Americanas.com, Johnson&Johnson e Carrefour, e atuou na área de advisory das consultorias KPMG e PwC. Atualmente é sócio-diretor da Insights4, consultoria especializada em Inovação e Performance.

 

 

 

cely adesCely Ades – Mackenzie

Doutora em inovação pela FEA – USP, possui mestrado e graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduação em Tecnologia Educacional pela FAAP. É professora na FIA – Fundação Instituto de Administração e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência em inovação, marketing, varejo e criatividade.

 

 

 

 

Alexandra Zapparoli – GAESI-USP

Graduada em Medicina Veterinária e Especialista em Doenças Transmitidas por Alimentos pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), atualmente é pesquisadora do GAESI-Poli-USP desenvolvendo trabalhos nas áreas junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Hospital das Clínicas – HCFMUSP.

E-mail: alezapparoli@gaesi.eng.br

 

 

maria lidia - academico

Maria Lídia Dias – USP

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2008), Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é pesquisadora e doutoranda na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. E-mail: lidiadias@pea.usp.br

melissa pokorny - academico

Melissa Pokorny – USP

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), com especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (GVLaw) (2007), atuando como coordenadora do departamento tributário do escritório Trevisioli Advogados Associados por 7 anos. Atualmente faz mestrado em rastreabilidade e cadeia logística segura na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atua como pesquisadora do grupo Gaesi – Poli – USP. E-mail: melissa.pokorny@gaesi.eng.br