Equipe


Coordenação Geral

Jose Eduardo KriegerJosé Eduardo Krieger – USP

Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1984), recebeu o título de doutor em Fisiologia pelo Medical College Of Wisconsin (1988), Pós-doutorado em biologia molecular pela Harvard Medical School (1989-1990) e Stanford University School of Medicine (1990-1992) e é docente da Universidade de Sao Paulo desde 1990. Atua junto ao Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP onde é Professor Titular de Genética e Medicina Molecular e dirige o Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do InCor-HCFMUSP. É membro regular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e e Pro-reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo. As atividades de pesquisa estão focadas na identificação de marcadores moleculares associados a gênese de doenças cardiovasculares e no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para regeneração cardíaca. Possui 296 artigos publicados em revistas indexadas (Pubmed 08/2015) que receberam 6828 citações (índice H de 37) (ISI: krieger je or krieger j and seidman ce or brentani h and gruber a; 08/2015).

eduardo-diasEduardo Mario Dias – USP, GAESI

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: contêineres, portos, automação portuária, motores de indução, desequilíbrio de tensão, iluminação elétrica, automação, lógica fuzzy e identificação automática de veículos. Diretor Acadêmico do Centro de Excelência Portuária (CENEP) de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2016. Membro do Comitê Gestor de Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, designado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, como representante titular do GAESI/PEA/EPUSP, publicado no DOU em 11/02/2014.  E-mail: emdias@pea.usp.br

Giovanni Guido CerriGiovanni Guido Cerri  – FMUSP

Professor titular de Radiologia da FMUSP, Presidente do Conselho Diretor do InRad-HCFMUSP (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), diretor científico da Associação Médica Brasileira, diretor do Centro de Diagnóstico do Hospital Sírio Libanês, membro do Conselho de Administração do Hospital Sírio-Libanês e vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde. Ao longo de sua carreira foi Secretário de Saúde do Estado de São Paulo e ocupou cargos de liderança em diversas instituições, dentre elas, Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas da FMUSP e Fapesp. É autor de 15 livros e mais de 280 trabalhos científicos, publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Foi agraciado com mais de 30 prêmios, dentre eles, o Prêmio LAFI de Ciências Médicas e Prêmio Jabuti de Literatura.

Antonio Marcos de Aguirra MassolaAntonio Marcos de Aguirra Massola – USP

É Diretor da Escola de Engenharia de Lorena da USP. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1974). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura de precisão, automação de sistemas elétricos, sistema de informação, impacto ambiental e automação agrícola.

 

Marco Antonio Bego

Marco Antonio Bego – HCFMUSP

20 anos de experiência profissional em empresas na área de saúde (Hospitais) e Industriais. Responsável pela administração de um orçamento anual, envolvendo valores na ordem de R$ 500 milhões anuais. Formação multidisciplinar em Engenharia Elétrica, Engenharia Clínica, Automação de Processos e Administração em gestão de negócios. Forte conhecimento em logística e suprimentos, com larga experiência em negociações e gerenciamento da cadeia de suprimentos (desenvolvimento de fornecedores, aquisição, recebimento, estocagem e distribuição de produtos). Participação na criação e desenvolvimento do Centro de Inovação do Hospital das Clínicas. Responsável pela Gestão Corporativa da Engenharia do Complexo Hospital das Clínicas (engenharia Clínica, Manutenção e Gestão de Obras e Reformas).

Palestrantes

089fb13Eliane Kihara – PwC

Em 2016, eleita Consultora de Saúde do ano pela Health IT Magazine; Experiência significativa que liderou a consultoria, auditoria e práticas fiscais das Indústrias de Saúde e Farmacêutica e Ciências da Vida da PwC Brasil, que forneceu uma ampla visão de questões comerciais complexas que exigiam um profundo conhecimento da indústria, habilidades de coordenação de recursos locais e globais e multi-competências; Experiência internacional obtida na Filadélfia, de 2000 a 2003, trabalhando para a PwC US, especializada em auditoria, gerenciamento de riscos, garantia de terceiros e serviços de consultoria em risco de tecnologia, atendendo empresas Fortune 500 SEC nos Produtos Industriais Farmacêuticos, de Ciências da Vida e Tecnologia e Consumidor Indústrias e participou de várias iniciativas do setor de seguros de risco da PwC; Competências amplas, obtidas em mais de 24 anos, na implementação de gerenciamento de risco, reengenharia de processos, segurança de TI, governança e ferramentas de conformidade de risco, programas de conformidade; Realizando a garantia de projetos e liderando projetos de transformação; Graduações de Administração de Empresas e Informática da USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduação da FGV.

Sanjay E. SarmaSanjay Sarma – MIT

Presidente, Auto-ID Academic Alliance (2001-2003); Testemunho do Congresso, Subcomitê de Comércio, Comércio e Proteção ao Consumidor (julho de 2004); Conselho Consultivo, Transações IEEE sobre Automação Ciência e Engenharia (2005-2009); Editor de convidados, edição especial sobre RFID, IEEE T-ASE (2007-2008); Editor, Organizador de Conferências, Internet das Coisas, Primeira Conferência Internacional, IOT 2008, Zurique, Suíça (março de 2008) Convidado Permanente do Conselho de Administração da GS1 (2009-Presente); Editor, Transações IEEE em Automação Ciência e Engenharia (2009-Presente); Designer, Conselheiro, Projeto ID Universal, Governo da Índia (2009-2011); Membro do Conselho de administração da edX (2013-presente).

 

Luiz PretLuiz Prettiti – Cargill

Luiz Pretti tornou-se presidente da Cargill no Brasil em 2011. Trabalhando para a Cargill, desde 2005, Pretti é o executivo que liderou a gestão de tesouraria da empresa no Brasil e América Latina. Ajudou a transformar o Banco Cargill em mais de uma opção no mercado financeiro local, tornando-se um parceiro para os produtores agrícolas e para a cadeia de produção industrial da Cargill, realizando operações inovadoras que suportam o desenvolvimento de negócios e crescimento econômico no setor agrícola brasileiro. Luiz Pretti atua, também, como Presidente do Conselho da Fundação Cargill, CargillPrev e Alvean (JV Cargill e Copersucar). É membro dos Conselhors da FIESP, AMCHAM e ABIA. Ele recebeu seu diploma de bacharel da Fundação Armando Álvares Penteado.

 

Celso Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil 16/02/2016

Celso Luis Placeres – Volkswagen do Brasil

Celso Luis Placeres é atualmente Diretor da Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil onde atua desde 1985. Acumula a função Vice-Presidente da VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, desde 2010.
Graduado em Engenharia Mecânica pela FEI, com especialização em Visão Estratégica de Negócios na FGV – Fundação Getúlio Vargas.
Cursos adicionais de extensão profissional:
– Gerenciamento de Projetos na George Washington University (“in company”).
– “Group Junior Executive” da VW Alemanha com foco em gestão de projetos e solução de problemas.
– “Skills, Tools and Competences – STC”, realizado pela FDC Brasil e pela Kellogg University de Chicago.
– Finanças para Engenheiros pela Chicago University.
Entre suas funções operacionais e estratégicas, está o trabalho contínuo para instalação e a modernização dos processos produtivos das quatro fábricas da Volkswagen no Brasil, bem como a contínua inovação e implementação de novas tecnologias produtivas.

Antonio José

Antônio José Rodrigues Pereira – FMUSP

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado. MBA Executivo Internacional Faculdade de Engenharia e Arquitetura/USP e MBA Gestão de Projetos FIA/USP. Experiência na área de Engenharia Civil e Engenharia Clínica. Foi Diretor de Engenharia do Hospital A.C. Camargo, Gerente Geral de Engenharia da Pepsico do Brasil e Diretor Brasil da Philips do Brasil. Foi Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atualmente é Superintendente do Hospital das Clínicas FMUSP.

 

octaviobarrosOctávio de Barros – Quantum4

Economista com experiência de 20 anos no setor bancário (Bradesco, BBVA, BNDES). Economista convidado do Banco Central e da OCDE. Doutorado pela Universidade de Paris X – Nanterre. Vice-Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil e do Conselho Empresarial Brasil-China. Autor de livros e artigos.

 

joao emilio goncanvesJoão Emílio Gonçalves – CNI

João Emílio Gonçalves é economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre e doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Está na Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde 2011, quando assumiu o cargo de assessor de Política Industrial. Em fevereiro de 2014, tornou-se  gerente-executivo de Política Industrial. Sua carreira profissional inclui: gerente-geral de Investimento e Negócios da  Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP); gerente de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo; assessor da Diretoria de Política Tecnológica e Industrial do Instituto Pesquisa Tecnológica (IPT); consultor para projetos de investimento e gerente de Projetos na Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), e assessor da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério de Planejamento.

Carlos SakuramotoCarlos Sakuramoto – General Motors

Engenheiro Mecânico-Aeronáutico – formado pelo ITA, com MBA e PhD em dinâmica de sistemas não-lineares e rede neural artificial, com grande experiência em Design, Pesquisa e Desenvolvimento e Análise de Elementos Finitos (sistemas dinâmicos, transitórios e não-lineares) em ambas as áreas: Engenharia de Produção e Manufatura. Atualmente é responsável por tecnologia e inovação em todos os centros de engenharia de manufatura da General Motors do Brasil e da América do Sul.

 

 

JoaoRoncatiJoão Roncati – People&Strategy

Mestre em Planejamento Estratégico pela USP. MBA Executivo Internacional FIA FEA USP. Economista com Especialização em Finanças e Controladoria. Carreira Executiva em nível de Diretoria em organizações de grande porte. Liderou processos de mudança de estruturas, dinamizando-as e levando áreas administrativas a gerarem resultados financeiros e de revisão estratégica de negócios. Na consultoria vem estruturando e mobilizando equipes para projetos em empresas nacionais e multinacionais em Estratégia, Planejamento, Gestão de Projetos, Mudanças Organizacionais em diversos níveis e implementação de ferramentas estratégicas em Capital Humano (competências, avaliação 360) e formação de pessoas com cursos de Pós Graduação in company. Ministrou cursos abertos e workshops, congressos e cursos in company, tendo treinado mais de 8.000 pessoas. É professor de MBA e cursos de pós graduação em Universidades de grande porte. Atua em projetos voltados à Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Finanças e implementação do Planejamento Estratégico.

renato de souza meirellesRenato de Souza Meirelles – CAF do Brasil

Sólida experiência profissional nas áreas de Gestão, Comercial, Desenvolvimento de Negócios, Relações Institucionais, ocupando nos últimos mais de 33 anos posições de presidente, diretor geral, diretor de divisão, diretor de desenvolvimento de negócios e relações institucionais, e diretor comercial nas empresas: CAF Brasil, Schneider-Electric, Telvent, Abengoa Bioenergia, Cotesa e Fronteira Norte Engenharia, respondendo pelas estratégias e P&L da área, liderando profissionais seniores e grandes equipes. Consolidação de negócios de soluções integradas nos segmentos de Transportes, Energia, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, Automação, Agronegócio, Agroindústria, Engenharia Civil, Concessão de Serviços Públicos, e Projetos / Empreendimentos de: Colonização, Desenvolvimento Regional Integrado, Agropecuário e Turismo / Lazer. Grande experiência em vendas diretas ao cliente final com participação ativa em diversas concorrências Públicas e Privadas. Experiência em startup de negócios no Brasil com abrangência nacional. Excelente trânsito político e atuação em entidades de classe.

alvaro-PrataÁlvaro Prata – MCTI

Secretáro-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Álvaro Prata é formado em Engenharia Elétrica pela universidade de Brasília. Prata adquiriu a graduação e o mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 1985 fez o doutorado na University of Minesota System, nos Estados Unidos. Em seus 36 anos na UFSC já publicou cerca de 230 artigos científicos além de orientar 41 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado. Já foi pró-reitor de pesquisa e pós graduação da UFSC além de ocupar a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das instituições de Ensino Superior entre 2000 e 2004. De 2008 à 2012 foi reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. Antes de assumir o cargo atual, Prata foi por dois anos Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI. Em 2010 recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Grã-Cruz, por suas importantes contribuições para a ciência.

sebastiao-sahao-juniorSebastião Sahão Junior – CPqD

Engenheiro e Mestre em Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Sebastião Sahão Junior possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais pelo INSEAD, uma das principais escolas de negócios para executivos do mundo. Atua no CPqD desde 1986, tendo exercido diversas funções e cargos, em áreas diferentes. Foi gerente de divisão, diretor da área de Comunicações Ópticas e Infraestrutura de Redes e, posteriormente, diretor de Laboratórios e Infraestrutura de Redes. Em julho de 2013, assumiu o cargo de vice-presidente de Administração e Finanças do CPqD. Em 2015 foi nomeado presidente do CPqD.

 

antonio-carlos-valente-everisAntonio Carlos Valente – Everis do Brasil

Ex-presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Valente é formado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Administração, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Sua trajetória profissional teve início no Sistema Telebrás. Em 2004, assumiu a presidência da Telefônica no Peru e, três anos depois, tornou-se presidente do Grupo no Brasil. Foi conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assessor do Ministério das Comunicações, além de atuar em entidades representativas, como presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (TeleBrasil). Em 2017, Valente assumiu o cargo de Chairman da Everis Brasil.

 

carlos gouveaCarlos Gouvêa – ABIIS

Carlos Gouvêa, formado em Administração Pública e Direito e titular de MBA (OneMBA – Universidade da Carolina do Norte, Erasmus Universiteit, Universidade de China em Hong Kong, Tec de Monterrey e FGV – Fundação Getúlio Vargas). Após uma breve experiência na Área Jurídica, com foco em Direito Societário, trabalhou em Marketing na Unilever e em Courtaulds, antes de se juntar à Coopers & Lybrand. Na Área de Saúde, ocupou cargos como Gerente de Negócios de Diagnóstico na Organon Teknika (Akzo Nobel) e CEO de Suporte e Mococa (Royal Numico). Desde 2005 é Managing Partner da Green Hill Consulting, focada na área de saúde, sendo também responsável pela CMW Saúde, uma empresa dedicada à nutrição especializada, diagnósticos e medicamentos órfãos na América Latina. Atualmente é responsável, entre outras atividades, como Vice-Presidente da ABIAD – Associação Brasileira da Indústria Alimentar de Propósito Especial, como Presidente Executivo da CBDL – Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial e Presidente da ABIIS (Câmara Brasileira de Diagnóstico In Vitro). Alliance for Innovative Healthcare Industry). Ele também é membro fundador da ALADDIV – A Aliança Latino-Americana para o Desenvolvimento do Diagnóstico In Vitro.

Comitê Acadêmico

Vidal MeloVidal Augusto Zapparoli Castro Melo – USP

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Engenheiro de Produção Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Durante a carreira, atuou em grandes projetos tecnológicos, como no desenvolvimento do Cupom Fiscal Eletrônico para o Governo do Estado de São Paulo, na integração do Sistema de Informações Geográficas do Município de São Paulo com ferramentas de mobilidade para campo e na especificação de tecnologias para automação portuária na Petrobras e no Canal Azul para Exportação de Proteína Animal. Atua como pesquisador do GAESI – POLI – USP, desenvolvendo trabalhos nas suas áreas de especialização, com contribuição acadêmica internacional. E-mail: vidal_melo@pea.usp.br

Elcio BritoElcio Brito – SPI, USP

Pesquisador do Gaesi, consultor PwC e sócio da SPI Integração de Sistemas Ltda, empresa de engenharia dedicada ao desenvolvimento de soluções de tecnologia de automação e informação para indústrias. É Doutor em Engenharia Elétrica pela Poli/USP,  Mestre em Engenharia de Produção pela FEI, Master Systèmes d’Information et d’Organisation pela Universidade Pierre Mendès (França), Master in Business Administration em Gestão de TI pela FIA/USP, Administrador de Empresas pela FAAP e Analista de Sistemas pelo Mackenzie. E-mail: elcio@spi-ti.com.br

 

 

marcos barbosaMarcos Barbosa – SPIUSP

Marcos Barbosa é graduado em engenharia elétrica pela Universidade São Judas Tadeu, fez MBA em gestão empresarial pela FGV. Há 25 anos atua na área de automação industrial tendo vastos conhecimentos em redes industriais, motion control, robótica e controle de processos. Iniciou sua carreira na Metal Leve S/A em 1988. Em 1996 foi gerente de engenharia da Ladder Automação Industrial. Desde 2001 trabalha na SPI Integração de Sistemas onde atualmente é diretor executivo e membro do conselho de acionistas da mesma.

Luca Gabrielli

Luca Gabrielli – YasnitechUSP

Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade de Pisa. Possui mestrado em Engenharia da Informática na Universidade de Pisa (pesquisa efetuada no DLR). MBA em Administração de Empresas na Babson College (USA). Luca tem mais de 20 anos de experiência em consultoria empresarial, desenvolvimento de software, gestão e implementação de projetos de grande porte. Luca iniciou a sua carreira profissional na Andersen Consulting na área de implementação de SAP para a indústria petrolífera, continuou na IBM na parte da consultoria GBS focada em SAP para as indústrias de Varejo, Saúde e Governo. Na IBM, Luca foi responsável da criação do modelo de venda consultiva de SWG (Software Group), criando a primeira unidade (industry solution sales team) nos EUA, depois na Europa e finalmente na América Latina, onde foi diretor de venda de Soluções para a Indústria (Smarter Planet). Luca foi responsável do time de fusões e aquisições da IBM para identificação e aquisição de empresas de software e serviços na área de smarter planet. Em 2013 saiu da IBM para criar e gerenciar a start-up 9i em parceria com o Grupo Dux (Compsis/Bertin) para finalmente, em Abril 2015, criar a própria empresa “YasNiTech”. YasNiTech, parceira da IBM, Tracelink e COMPSIS é uma empresa focada no desenvolvimento de produtos de SW (usando algoritmos cognitivos e inteligência artificial) para prevenção e combate a fraude e casos de usos de indústria 4.0.

maria lidia - academico

Maria Lídia Dias – USP

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2008), Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é pesquisadora e doutoranda na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. E-mail: lidiadias@pea.usp.br

 

melissa pokorny - academico

Melissa Pokorny – USP

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), com especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (GVLaw) (2007), atuando como coordenadora do departamento tributário do escritório Trevisioli Advogados Associados por 7 anos. Atualmente faz mestrado em rastreabilidade e cadeia logística segura na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atua como pesquisadora do grupo Gaesi – Poli – USP. E-mail: melissa.pokorny@gaesi.eng.br