O Evento


Iniciativas 4.0 – Aplicações de Internet das Coisas no Agronegócio, Saúde e Indústria

O evento discutirá, em 06 de novembro de 2017, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, a aplicação da Engenharia e da Tecnologia na construção do Agronegócio, Saúde e Indústria 4.0 no Brasil.

Com o objetivo de explorar as mudanças da sociedade à Luz da Quarta Revolução Industrial, o SASI 4.0 pretende promover a integração e a troca de experiências entre as agências governamentais, academia e empresas de forma a acelerar a inserção do Brasil nesta nova realidade global.

No  SASI 4.0 será incentivada a discussão sobre os diversos aspectos relacionados a Indústria, Saúde, Agricultura no cenário de Internet of Things (IoT). Além disso, serão apresentadas as soluções já aplicadas no Brasil e em outros países pelas empresas dos setores de engenharia de automação e sistemas de informação, na forma de produtos e serviços que auxiliam as empresas a se prepararem para essa nova jornada.

O seminário é organizado pelo Grupo de Automação e Tecnologia de Informação (GAESI), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em conjunto com demais professores da USP.

 

Tópicos do Debate

Abertura – Desafios da Sociedade 4.0

O mundo está no início de uma quarta revolução industrial. Esta revolução está acontecendo devido à eliminação dos limites entre o mundo digital, o mundo físico, que são as coisas, e o mundo biológico, que somos nós.

Na abertura do evento, os temas a serem abordados vão procurar responder à seguinte pergunta: QUAIS AS TECNOLOGIAS QUE VIABILIZAM A SOCIEDADE 4.0 E QUAIS OS DESAFIOS PARA ADOTÁ-LAS NO BRASIL?

Módulo I: Tecnologia Aplicada ao Agronegócio e a Desburocratização do Comércio Exterior

Neste módulo, devem ser apresentadas propostas do governo e da academia para colaborar com o agronegócio e a desburocratização, sendo o Porto Azul a principal iniciativa. Vamos abordar as tecnologias e as ações-chave do Estado, das empresas e da academia para viabilizar a desburocratização.

Módulo II: Internet of Things (IoT) aplicada na Saúde

Este módulo é crucial para o diagnóstico e discussão das demandas da saúde para melhorar a eficiência e reduzir os custos internos e externos das organizações nesse segmento. Nosso objetivo é chegar a respostas sobre como cadeias logísticas e processos de inovação mais inteligentes podem dar conta de avanços significativos na área da saúde.

Módulo III: Indústria 4.0, Infraestrutura e o Parque Tecnológico

Este módulo é focado na indústria, que é o ponto central em torno do qual todas as mudanças nas verticais da sociedade 4.0 se organizam. Segundo os estudos da CNI, o Brasil não está acompanhando na velocidade necessária o processo de modernização em curso. Esperamos explorar nesse debate as transformações que a IoT vai provocar nas fábricas, sobretudo devido à customização em massa; os novos desafios a serem superados para que as indústrias brasileiras participem de um novo paradigma de cadeias globais de suprimento; as aplicações-chave comuns ao Agronegócio, Saúde e Indústria para aumentar a eficiência e reduzir o custo de importações e exportações e como o  Parque Tecnológico da USP pode ajudar.

 

Público-alvo

Executivos, gestores e profissionais técnicos de todos os elos da cadeia de fornecimento dos segmentos Agroindústrial, Saúde e Indústria, órgãos governamentais, bem como professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação dos cursos de engenharia, tecnologia e administração podem se beneficiar desse encontro, que disseminará princípios, metodologias e soluções aplicáveis a preparação das empresas para este novo período histórico.

Data: 06 de novembro de 2017 – Universidade de São Paulo

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Rua da Biblioteca, S/n – Cidade Universitária, São Paulo – SP, 05508-050

Evento Gratuito – Vagas limitadas

Transmissão online: IPTV.USP.BR

Informações e inscrições

Tel. Luzia Namiki: (11) 3091 5113, e-mail – inscricoes@sasi40.org ou site www.sasi40.org