Palestrantes


Sanjay E. SarmaSanjay Sarma – MIT

Presidente, Auto-ID Academic Alliance (2001-2003); Testemunho do Congresso, Subcomitê de Comércio, Comércio e Proteção ao Consumidor (julho de 2004); Conselho Consultivo, Transações IEEE sobre Automação Ciência e Engenharia (2005-2009); Editor de convidados, edição especial sobre RFID, IEEE T-ASE (2007-2008); Editor, Organizador de Conferências, Internet das Coisas, Primeira Conferência Internacional, IOT 2008, Zurique, Suíça (março de 2008) Convidado Permanente do Conselho de Administração da GS1 (2009-Presente); Editor, Transações IEEE em Automação Ciência e Engenharia (2009-Presente); Designer, Conselheiro, Projeto ID Universal, Governo da Índia (2009-2011); Membro do Conselho de administração da edX (2013-presente).

 

 

Gitanjali SwamyGitanjali Swamy – IoTask

Gitanjali Swamy é sócia-gerente da IoTask, uma empresa de “Inovação das Coisas” (IoT). Ela é uma economista experiente, profissional de investimento em tecnologia, inovação e também empresária.
A Dra. Swamy fundou, construiu e atuou como intra-empreendedora ou diretora consultora em diversas empresas corporativas bem sucedidas com diversas captações de recursos e aquisições sob seu mandato. Ela ocupou cargos de investimento e profissionais em empresas que são líderes globais, incluindo The Carlyle Group e Booz Allen & Hamilton. Ela é fundadora / membro do Conselho Consultivo da U.C. Berkeley WiT Center, Diretora de Projetos Especiais no Instituto de Pesquisa de Capital Privado da Harvard Business School, Conselho de Centro Nacional de Inovação e Empreendedorismo e também é conselheira de vários empreendimentos.

 

Daniel-MoczydlowerDaniel Moczydlower – Embraer

Nascido em 1976, em Paranaguá, Paraná, Brasil, Daniel Moczydlower é formado em Engenharia Química com grau de dignidade acadêmica Magna cum Laude pela Escola de Química da UFRJ, com Mestrado em Modelagem, Simulação e Controle de Processos pela COPPE/UFRJ. Também é certificado como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI) e desde 2010 atua também como membro do Conselho Consultivo do PMI/Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como Engenheiro de Processos na Chemtech Engenharia e Software, onde ocupou sucessivamente diversos cargos gerenciais até assumir a posição de CEO em 2010, tendo servido clientes como a Petrobras, Vale e Braskem no Brasil e a ExxonMobil na Ásia, Europa e Américas. Daniel ingressou na Embraer em 2013 para atuar como Presidente e CEO da nova Unidade de Negócios Embraer Sistemas, com a missão de estruturar o negócio em consonância com a estratégia de diversificação e crescimento da Embraer S.A., levando tecnologia e conhecimento de integração e desenvolvimento de sistemas com o alto padrão da Embraer para servir outros verticais de mercado, além dos mercados já atendidos pelas Unidades de Negócios de Aviação e de Defesa & Segurança.
Em 2017, Daniel assumiu a posição de Diretor de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer S.A.

 

 

alberto paradisiAlberto Paradisi – CPqD

Possui graduação em Ingegneria Elettronica pela Universidade Di Genova (1990), doutorado em Ingegneria Elettronica – Politecnico Di Torino (1993), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2004). Tem experiência de pesquisa e desenvolvimento, coordenação e gestão na área de Engenharia Elétrica, gestão da Inovação com ênfase em Sistemas de Telecomunicações. Atuou principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação de dispositivos e sub-sistemas opticos, redes de dados e engenharia de trafego, sistemas opticos de transmissão WDM (Wavelength Division Multiplexed), amplificação óptica a fibra dopada com Erbio e amplificação de tipo Raman, tecnologias de roteamento optico, monitoração de desempenho em redes ópticas WDM, plano de controle ASON/GMPLS, processamento digital de sinais em sistemas ópticos, redes ópticas de acesso (PON ou Passive Optical Networking), redes OTN e redes Ethernet avançadas, proteção e restauração em redes ópticas.

 

buselliRenato Buselli – Siemens

Formado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial, Especialização em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo, Advanced Management Program pela Duke University na Alemanha.
Executivo com grande experiência em cargos de liderança, com uma visão abrangente de toda a cadeia de valor (Gerenciamento de canais de vendas, Estratégia, Definição e Implementação, Operações, Finanças, Serviços e Manufatura), cobrindo diferentes tipos de negócios (Produto, Projeto , Sistemas e Serviços), bem como muitos segmentos de mercado (Construção Civil, Automação predial, Saúde, Infraestrutura e Indústria).

 

 

 

renatocafRenato de Souza Meirelles – CAF

Presidente da CAF Brasil desde janeiro de 2014. Engenheiro Civil, pela Mauá, com especializações em Administração e Finanças na FGV e NYU. Iniciou sua trajetória profissional em projetos de Desenvolvimento Regional Integrado na Amazônia (colonização) e setor do agronegócio. Antes de ingressar na CAF dirigiu empresas nos segmentos de Energia, TI, Bioenergia (usinas de cana-de-açúcar) e Smart Cities. Em 35 anos de carreira liderou empresas de Infraestruturas, Engenharia e Agrobusiness.

 

 

 

Fabio Katayama

Fábio Katayama – Hospital Alemão Oswaldo Cruz

COO e CFO no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Suas responsabilidades incluem financiamento, cadeia de compras/suprimentos, TI, operações de hospitalidade, desenvolvimento de produtos, preços, vendas (incluindo negociação com planos de saúde) e um plano de expansão para uma segunda unidade hospitalar. Entre as experiências anteriores, trabalhou como consultor para a Booz & Company (consultoria de gestão) e como fundador e CEO da Natue, o maior comércio eletrônico do setor de bem-estar no Brasil. As experiências da indústria incluem varejo, saúde, petróleo e gás, mídia e entretenimento. MBA da Harvard Business School (2010) e MD da Universidade de São Paulo (2003). Apaixonado por startups, investimento de anjo e empreendedorismo.

 

089fb13Eliane Kihara – PwC

Em 2016, eleita Consultora de Saúde do ano pela Health IT Magazine; Experiência significativa que liderou a consultoria, auditoria e práticas fiscais das Indústrias de Saúde e Farmacêutica e Ciências da Vida da PwC Brasil, que forneceu uma ampla visão de questões comerciais complexas que exigiam um profundo conhecimento da indústria, habilidades de coordenação de recursos locais e globais e multi-competências; Experiência internacional obtida na Filadélfia, de 2000 a 2003, trabalhando para a PwC US, especializada em auditoria, gerenciamento de riscos, garantia de terceiros e serviços de consultoria em risco de tecnologia, atendendo empresas Fortune 500 SEC nos Produtos Industriais Farmacêuticos, de Ciências da Vida e Tecnologia e Consumidor Indústrias e participou de várias iniciativas do setor de seguros de risco da PwC; Competências amplas, obtidas em mais de 24 anos, na implementação de gerenciamento de risco, reengenharia de processos, segurança de TI, governança e ferramentas de conformidade de risco, programas de conformidade; Realizando a garantia de projetos e liderando projetos de transformação; Graduações de Administração de Empresas e Informática da USP (Universidade de São Paulo) e pós-graduação da FGV.

 

Patricia Véras Marrone – ABIIS

É sócia diretora e fundadora da Websetorial Consultoria Econômica, com experiência de 20 anos na coordenação de departamentos de economia de diversas entidades de classe patronais, onde atua no levantamento de informações e análises de economia industrial. Hoje atende os seguintes setores: no de produtos para a saúde: ABIIS, ABIMED, ABRAIDI, CBDL; no setor de alimentos: ABIAD; na indústria metalúrgica: ABFA; e na indústria de pneus: ANIP. Entre os estudos de proposições de políticas industriais para as entidades, coordenou em 2015, para a ABIIS- Aliança Brasileira da Indústria inovadora em Saúde o estudo: “SAÚDE 4.0 – PROPOSTAS PARA IMPULSIONAR O CICLO DAS INOVAÇÕES EM DISPOSITIVOS MÉDICOS NO BRASIL” em 2015 dando início ao debate sobre Saúde 4.0 no país e em 2016 – O Livro Branco da Indústria de Pneus. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo e mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo. É doutoranda e colaboradora na equipe no GAESI – Grupo de Gestão em Automação e Gestão de Tecnologia da Informação (GAESI), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

 

Celso Placeres, diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil 16/02/2016

Celso Luis Placeres – Volkswagen do Brasil

Celso Luis Placeres é atualmente Diretor da Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil onde atua desde 1985. Acumula a função Vice-Presidente da VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, desde 2010.
Graduado em Engenharia Mecânica pela FEI, com especialização em Visão Estratégica de Negócios na FGV – Fundação Getúlio Vargas.
Cursos adicionais de extensão profissional:
– Gerenciamento de Projetos na George Washington University (“in company”).
– “Group Junior Executive” da VW Alemanha com foco em gestão de projetos e solução de problemas.
– “Skills, Tools and Competences – STC”, realizado pela FDC Brasil e pela Kellogg University de Chicago.
– Finanças para Engenheiros pela Chicago University.
Entre suas funções operacionais e estratégicas, está o trabalho contínuo para instalação e a modernização dos processos produtivos das quatro fábricas da Volkswagen no Brasil, bem como a contínua inovação e implementação de novas tecnologias produtivas.

Antonio José

Antônio José Rodrigues Pereira – FMUSP

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado. MBA Executivo Internacional Faculdade de Engenharia e Arquitetura/USP e MBA Gestão de Projetos FIA/USP. Experiência na área de Engenharia Civil e Engenharia Clínica. Foi Diretor de Engenharia do Hospital A.C. Camargo, Gerente Geral de Engenharia da Pepsico do Brasil e Diretor Brasil da Philips do Brasil. Foi Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atualmente é Superintendente do Hospital das Clínicas FMUSP.

 

 

octaviobarrosOctávio de Barros – Quantum4

Economista com experiência de 20 anos no setor bancário (Bradesco, BBVA, BNDES). Economista convidado do Banco Central e da OCDE. Doutorado pela Universidade de Paris X – Nanterre. Vice-Presidente da Câmara de Comércio França-Brasil e do Conselho Empresarial Brasil-China. Autor de livros e artigos.

 

joao emilio goncanvesJoão Emílio Gonçalves – CNI

João Emílio Gonçalves é economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre e doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Está na Confederação Nacional da Indústria (CNI) desde 2011, quando assumiu o cargo de assessor de Política Industrial. Em fevereiro de 2014, tornou-se  gerente-executivo de Política Industrial. Sua carreira profissional inclui: gerente-geral de Investimento e Negócios da  Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP); gerente de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo; assessor da Diretoria de Política Tecnológica e Industrial do Instituto Pesquisa Tecnológica (IPT); consultor para projetos de investimento e gerente de Projetos na Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), e assessor da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério de Planejamento.

 

Carlos SakuramotoCarlos Sakuramoto – General Motors

Engenheiro Mecânico-Aeronáutico – formado pelo ITA, com MBA e PhD em dinâmica de sistemas não-lineares e rede neural artificial, com grande experiência em Design, Pesquisa e Desenvolvimento e Análise de Elementos Finitos (sistemas dinâmicos, transitórios e não-lineares) em ambas as áreas: Engenharia de Produção e Manufatura. Atualmente é responsável por tecnologia e inovação em todos os centros de engenharia de manufatura da General Motors do Brasil e da América do Sul.

 

 

 

buno soaresBruno Soares – ABDI

Especialista em arquitetura de políticas e políticas competitivas para o setor de manufatura desde 2010. Nesses anos, ele também liderou projetos automotivos e de indústria 4.0. Também trabalhou com o desenvolvimento do Projeto Conexão Startup Indústria. Antes de 2010, trabalhou como consultor em planejamento estratégico, pesquisa de mercado e inteligência competitiva desde 1998 com experiência em setor imobiliário, varejo e setor público.

 

 

JoaoRoncatiJoão Roncati – People&Strategy

Mestre em Planejamento Estratégico pela USP. MBA Executivo Internacional FIA FEA USP. Economista com Especialização em Finanças e Controladoria. Carreira Executiva em nível de Diretoria em organizações de grande porte. Liderou processos de mudança de estruturas, dinamizando-as e levando áreas administrativas a gerarem resultados financeiros e de revisão estratégica de negócios. Na consultoria vem estruturando e mobilizando equipes para projetos em empresas nacionais e multinacionais em Estratégia, Planejamento, Gestão de Projetos, Mudanças Organizacionais em diversos níveis e implementação de ferramentas estratégicas em Capital Humano (competências, avaliação 360) e formação de pessoas com cursos de Pós Graduação in company. Ministrou cursos abertos e workshops, congressos e cursos in company, tendo treinado mais de 8.000 pessoas. É professor de MBA e cursos de pós graduação em Universidades de grande porte. Atua em projetos voltados à Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Finanças e implementação do Planejamento Estratégico.

 

renato de souza meirellesRenato de Souza Meirelles – CAF do Brasil

Sólida experiência profissional nas áreas de Gestão, Comercial, Desenvolvimento de Negócios, Relações Institucionais, ocupando nos últimos mais de 33 anos posições de presidente, diretor geral, diretor de divisão, diretor de desenvolvimento de negócios e relações institucionais, e diretor comercial nas empresas: CAF Brasil, Schneider-Electric, Telvent, Abengoa Bioenergia, Cotesa e Fronteira Norte Engenharia, respondendo pelas estratégias e P&L da área, liderando profissionais seniores e grandes equipes. Consolidação de negócios de soluções integradas nos segmentos de Transportes, Energia, Meio Ambiente, Tecnologia da Informação, Automação, Agronegócio, Agroindústria, Engenharia Civil, Concessão de Serviços Públicos, e Projetos / Empreendimentos de: Colonização, Desenvolvimento Regional Integrado, Agropecuário e Turismo / Lazer. Grande experiência em vendas diretas ao cliente final com participação ativa em diversas concorrências Públicas e Privadas. Experiência em startup de negócios no Brasil com abrangência nacional. Excelente trânsito político e atuação em entidades de classe.

zerbini

João Carlos Zerbini – Embraer

Gerente Corporativo de Tecnologias de Manufatura/Automação Industrial na Embraer. Analista de Sistemas, possui Mestrado em Visão Computacional e MBA em Gestão Empresarial, participou do programa Futuros Líderes Empresários da EMBRAER. É certificado em Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e é associado do Capítulo São Paulo do PMI. Com 23 anos de experiência profissional, atuou na IBM, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e na EMBRAER, onde vem construindo sua carreira de liderança, conduzindo times responsáveis por soluções de automação de processos, robótica, automação de teste de aeronaves, Iot, Fábrica Digital e MES baseadas em tecnologia 3D. É responsável pelo desenvolvimento, implantação e manutenção destas soluções nas plantas de manufatura da EMBRAER no Brasil, EUA, Portugal e China. Zerbini trabalha próximo a vários centros de pesquisa e empresas ao redor do mundo, buscando inovações e novas tecnologias, que possam contribuir para o futuro dos processos de manufatura na indústria aeronáutica Brasileira.

 

Luiz de LucaLuiz De Luca – Américas Serviços Médicos – UnitedHealth Brazil

Formado em Engenharia Elétrica pela FEI, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em Marketing, Mestre em Administração de Empresas pela FGV  com extensão internacional na Universidade McGill, Montreal,  Canadá. Há mais de 30 anos atua em instituições de saúde do país, teve sua experiência profissional desenvolvida em empresas como Philips Medical Systems e GE Healthcare, assumindo uma posição global sediado em Milwaukee (USA). Retornou ao Brasil para estruturar a própria empresa, atuando como Sócio e Administrador de um Grupo Médico na prestação de serviços radiológicos, com atividades nos hospitais de Coração, Santa Catarina e Alemão Oswaldo Cruz, foi também Diretor Geral do Hospital 9 de Julho por 5 anos. Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com atuação ativa na Comissão de Saúde, também realizou curso para formação de novos Conselheiros. Trabalhou durante 4 anos e meio como CEO do Hospital Samaritano de SP. Atualmente é CEO do Américas Serviços Médicos – UnitedHealth Brazil.

 

ediEdi Cláudio Fiori – São Martinho

Nascido em 1970, em Sertãozinho, São Paulo, Brasil, Edi Cláudio FIORI possui graduação em Administração de Empresas e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em TI pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira em Tecnologia da Informação há mais de 30 anos, onde ao longo dessa jornada acumulou experiência e certificações técnicas, de liderança, e uma visão abrangente de toda cadeia de valor do agronegócio. Há mais de 10 anos é o Head corporativo de Tecnologia da Informação da São Martinho, e nessa posição seu principal propósito é liderar a estratégia de tecnologia de forma integrada ao negócio, por meio de soluções eficientes e inovadoras, e contribuindo proativamente ao crescimento e à criação de valor ao negócio.